Lata X Vidro

Vantagens das frutas em calda em vidro em
relação às armazenadas em lata.

As latas para armazenamento de alimentos são utilizadas desde 1810, quando o Rei da Inglaterra George III concedeu a patente ao comerciante Peter Durand. Mas estas permaneceram um tanto quanto restritas ao território Britânico até o início de 1900. Ao redor do mundo, ainda se utilizavam majoritariamente potes de vidro, tradição trazida do povo Egípcio, que utilizava este material desde 1500 A.C.

Mas então, por que as latas são tão populares?

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, com a criação do Alumínio, as latas passaram a ter uma resistência maior do que as latas comuns, o que permitia que alimentos e bebidas fossem enviados ao Front de batalha com maior facilidade, já que o vidro é mais frágil. Desta forma, popularizando as latas ao redor do mundo.

Mas as latas são de fato as mais seguras?

O primeiro ponto é notar que algumas das latas possuem um revestimento interno para a preservação do metal.

Este revestimento pode se desprender quando a lata é amassada, liberando toxinas presentes no material, diretamente no líquido que envolve o alimento.

Hoje em dia, já existem avanços significativos na qualidade do revestimento interno das latas, principalmente nos produtos provenientes de países europeus e sulamericanos, que evitam este tipo de problema. Mas há casos, em que países onde a vigilância sanitária não possui o mesmo rigor, acabam autorizando a venda e exportação de latas que oferecem riscos à saúde.

Por outro lado, as frutas e demais alimentos em vidro, não correm esse risco, já que o vidro é produzido sem revestimentos tóxicos, tanto em seu interior, quanto em sua tampa.

Além disso, o vidro possui uma melhor apresentação em gôndola, permitindo que o consumidor veja a qualidade do produto antes mesmo de comprar, garantindo sua confiança.

O produto em vidro acaba tendo um maior valor agregado por conta de sua apresentação, permitindo maiores margens para a categoria.
O vidro na visão geral dos consumidores se destaca em relação às latas, que remetem a um armazenamento mais bruto, onde estas latas em alguns casos acabam sendo batidas e amassadas.

Além de ser lavável e possuir tampa com rosca, o vidro permite que seu pote seja reutilizado para outros fins, diferente da lata que deve ter seu lacre rompido e sua lavagem não é aconselhada.

Então, além de ser mais apresentável, o pote de vidro acaba sendo o “queridinho” dos consumidores que pretendem reutilizar embalagens e diminuir a produção de lixo em casa.

Quer importar produtos?

Artigos relacionados:

Dicas de Importação

Lata X Vidro

Vantagens das frutas em calda em vidro em relação às armazenadas em lata. As latas para armazenamento de alimentos são utilizadas desde 1810, quando o Rei