Muitos compradores querem entrar para o mundo das importações, em busca de melhores margens e produtos diferenciados, mas não sabem por onde começar.
Se pudéssemos simplificar a jornada de um comprador para se tornar um profissional fluente em importação, diríamos que existem 3 estágios.
ESTÁGIO 1. IMPORTAÇÃO SIMPLIFICADA E TERCEIRIZADA:
Aqui é por onde normalmente começam os compradores de supermercados, atacados e distribuidoras, que nunca realizaram importações, mas gostariam de testar determinados produtos em gôndola.
Neste caso, como o seu CNPJ não possui habilitação na Receita Federal para realizar importações, o melhor caminho é contratar uma Comercial Importadora que, mediante compromisso firmado, compre os produtos para você, realize todos os procedimentos de importação e nacionalização da mercadoria e depois revenda os produtos para sua empresa.
Lembrando que os pagamentos nas importações costumam ser antecipados, mas a Comercial Importadora ainda é capaz de avaliar o risco de crédito da sua empresa e conceder um prazo de pagamento interessante.
Esta modalidade pode acabar encarecendo um pouco o preço do produto. Algo normal neste momento, pois você estará pagando um valor adicional para agilizar a operação e ter toda a conveniência da Comercial Importadora que vai realizar os trâmites para você.
É uma operação semelhante a comprar de um distribuidor, mas como a Comercial Importadora já estará realizando a importação com sua intenção de compra garantida, os custos acabam sendo bem menores.
ESTÁGIO 2. IMPORTAÇÃO PRÓPRIA INICIANTE:
Depois das primeiras importações com a Comercial Importadora, os compradores começam a pensar em otimizar seus processos e custos. Buscando margens maiores e produtos mais exclusivos.
É hora de realizar as primeiras importações próprias!
Neste caso, são necessários alguns procedimentos, que podem ser assistidos pelos nossos especialistas de importação. Serão eles:
1. Alteração contratual da empresa, para caracterizá-la como IMPORTADORA E EXPORTADORA de produtos. É uma alteração relativamente simples que precisa ser feita, pois não existe hoje um CNAE que inclua essa habilitação no seu CNPJ. Portanto, é necessária a inclusão dessa atividade no contrato da empresa.
2. Habilitação da sua empresa no SISCOMEX, que é um registro simplificado feito no site da Receita Federal, para que sua empresa possa realizar importações. Este procedimento também é assistido por nossos especialistas, leva em torno de 20 minutos e é feito totalmente online. Só é necessário estar com o e-CNPJ da empresa em mãos.
Essa habilitação permitirá importar até 50 mil dólares por semestre na sua empresa, o que em tese, seria suficiente para suas novas importações pretendidas.
Após isso, será necessário contratar uma Trading, que é uma empresa que funcionará como um despachante para seus processos de importação. Nós podemos indicar algumas das que trabalhamos há mais de 10 anos e confiamos, pela qualidade dos serviços.
Depois de escolher sua Trading, basta selecionar seus produtos, quantidades e simular os custos. Eles realizarão todos os procedimentos de importação para sua empresa, com custos mais interessantes do que os de uma Comercial Importadora.
ESTÁGIO 3. IMPORTAÇÃO PRÓPRIA AVANÇADA:
Neste momento, o comprador já tem mais experiência com os trâmites de importação e se vê em um momento de aceleração.
Já conhece bem os produtos que funcionam melhor para suas lojas e quer aumentar seus volumes para reduzir ainda mais seus custos. Aqui se faz necessário o aumento do seu limite de importação, de 50 mil dólares para 150 mil dólares.
Neste caso, nossos especialistas irão te auxiliar em um procedimento, onde será feita uma atualização no registro da sua empresa no SISCOMEX, da Receita Federal. Uma série de documentos da sua empresa serão solicitados para comprovar o porte da companhia e capacidade de realizar importações com volumes e valores maiores.
Após isso, é possível seguir com as importações normalmente junto à sua Trading de sua preferencia e agora seu limite será maior para importar mais produtos.
Pergunta frequente: A Trading é sempre necessária, mesmo nas importações próprias, em que minha equipe interna poderia realizar todos os processos?
Resposta: Não, a Trading não é indispensável a partir do momento que se está realizando importações próprias, mas elas oferecem uma série de vantagens que fazem com que os importadores continuem com elas.
Elas servem como agentes facilitadores de todas as etapas. Conseguem os fretes mais baratos, as melhores taxas de câmbio, despesas pré negociadas e reduzidas.
Na maioria dos casos é melhor ter uma boa Trading ao seu lado do que contratar e treinar toda uma equipe interna de importação.
E ai, acha que esse caminho faz sentido para você?
Qualquer dúvida, entre em contato a gente para facilitar seu caminho (sem volta) para o mundo das importações, com os produtos mais exclusivos do mercado, onde as margens são maiores e os custos menores!